Homenagem ao aniversário (12/03) do Campeão Olímpico Joaquim Carvalho Cruz.

Hoje quem completa mais um ano de vida é JOAQUIM CARVALHO CRUZ, nosso Campeão Olímpico. Começou sua carreira jogando basquete no SESI de Taguatinga aos treze anos de idade, e logo mostrou um grande talento como júnior. Aos dezoito anos, conseguiu a marca de 1'51" nos 800 metros

Após estabelecer o recorde mundial juvenil de 1'44"no Troféu Brasil de Atletismo no Rio de Janeiro em 1981, ele recebeu uma bolsa de estudos na Universidade de Oregon em 1983, onde correu o famoso corredor Steve Prefontaine. Logo essa mudança mostrou resultados, e Cruz venceu os 800m no campeonato colegial americano NCAA no mesmo ano. Ele também competiu no primeiro Campeonato Mundial de Atletismo em Helsinque, conseguindo a medalha de bronze.

No ano seguinte, os Jogos Olímpicos foram realizados em Los Angeles e Cruz era considerado um dos favoritos, juntamente com os britânicos Sebastian Coe, recordista mundial e o campeão olímpico de Moscou 1980, Steve Ovett. Joaquim correu em segundo a prova toda e na entrada da reta final deu uma arrancada que os outros adversários não conseguiram acompanhar; cruzou a linha de chegada em 1:43.00,novo recorde olímpico (que vigorou por 12 anos), a frente de Sebastian Coe e do marroquino Said Aouita, se tornando o primeiro brasileiro no atletismo a conseguir o título olímpico desde Adhemar Ferreira da Silva, medalhista de ouro em Helsinque 1952 e Melbourne 1956.

Ler 403 vezes Última modificação em Quinta, 16 Março 2023 16:24