NFL no Brasil? Secretário da prefeitura de SP confirma interesse em trazer jogo

Orlando Faria diz que objetivo é trabalhar com uma data em 2020, mas ressalta que conversas com liga esportiva norte-americana estão no início.O mundo da bola oval no Brasil foi tomado de surpresa nesta semana, e não apenas por ter testemunhado dois dos melhores ataques da NFL na temporada marcando apenas  16 pontos no Super Bowl 53 , mas por um indicativo, ainda que em estágio embrionário, de que uma partida da maior liga esportiva dos EUA pode estar um pouco mais perto do solo brasileiro.

Na última terça-feira, dois dias após a final, a jornalista Mônica Bergamo, colunista do jornal A Folha de S. Paulo, publicou que a  Secretaria Municipal de Turismo de São Paulo está interessada em realizar um jogo da NFL no Brasil  - informação confirmada pela reportagem do iG junto ao secretário Orlando Faria.

Faria revelou que a ideia de investir no futebol americano  partiu de um pedido do prefeito Bruno Covas - com quem o secretário conta ter visto o Super Bowl - para que ele montasse um calendário de eventos internacionais na capital paulista no "padrão da Fórmula 1" para 2020. "Comecei a assistir à NFL esse ano - ele diz torcer pelo Cleveland Browns -, em algum momento eu vi o anúncio de Londres e México e me deu um 'insight'. Um jogo em SP traria turistas da América do Sul inteira", explica.

Nas redes sociais, muitos fãs da bola oval comemoraram e até já se perguntavam onde eles poderiam comprar os ingressos, mas é preciso conter a euforia porque, de 1 a 10, Farias afirma que o projeto está no começo, "de 2 a 3".  Uma primeira reunião entre a prefeitura de São Paulo e a liga aconteceu no mês passado, via vídeoconferência, e uma segunda, esta presencial, pode ocorrer nas próximas semanas, embora ainda não exista uma data certa. "Tudo é bem inicial, mas os interesses são convergentes", diz o secretário.

Questionado sobre possíveis entraves para um jogo da NFL no Brasil, como, por exemplo, os vestiários (cada equipe tem mais de 50 atletas ou mais, caso seja uma partida de pré-temporada), Orlando comentou que isso foi abordado: "Até já nos falaram sobre isso e deram uma solução. Parece que o estádio Azteca (na Cidade do México) teve que fazer uma adaptação, um vestiário auxiliar. Foi uma das primeiras questões colocadas, mas eles disseram que têm uma solução".

Sobre os estádios que poderiam receber um possível evento, Orlando acredita que Arena Corinthians e o Allianz Parque teriam totais condições. "Os dois são 'padrão Fifa', novos, certamente atenderiam. É uma decisão deles, não é muito da prefeitura. Se a conversa evoluir, a equipe técnica deles vai visitar os estádios."

Outra dúvida sobre as negociações é relativamente simples: quem pagaria a conta? "Não chegamos a esse nível de detalhamento. Tem um custo, deslocamento, logística... A prefeitura fez o trabalho de provocação, mostrar que SP gostaria de ter um jogo, mas não seria organizado pela prefeitura, não vamos captar recursos, nosso apoio será institucional", responde Faria.

Como um dos objetivos do "calendário de eventos internacionais" de 2020 é divulgar a imagem da cidade São Paulo mundo afora, Faria não acredita que o envolvimento da prefeitura seria o mesmo se estivéssemos falando de uma ação promocional, e não um jogo. "É legal, mas não tem interesse turístico nessa ativação."
NFL no Brasil ainda é sonho, mas na Inglaterra e no México, não

Enquanto o público brasileiro ainda sonha em ver duas equipes da NFL no Brasil, ingleses e mexicanos veem isso como uma realidade. A liga divulgou recentemente os quatro confrontos programados para Londres (Cincinnati Bengals x Los Angeles Rams, Chicago Bears x Oakland Raiders, Houston Texans x Jacksonville Jaguars e Carolina Panthers x Tampa Bay Buccaneers) e o da Cidade do México (Kansas City Chiefs x Los Angeles Chargers) para 2019.

Fonte: Esporte - iG @ https://esporte.ig.com.br/maisesportes/futebolamericano/2019-02-07/nfl-no-brasil.html
m orci.

Ler 882 vezes Última modificação em Quinta, 16 Março 2023 22:51