Colégio Adventista aposta em jogos escolares para combater o sedentarismo

Entre as atividades, estão as competições anuais para promover o exercício físico. De acordo com dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde, o Brasil é considerado um dos países mais sedentários da América Latina. Segundo a OMS, cerca de 47% da população brasileira é considerada fisicamente inativa, ou seja, não praticam atividades físicas suficientes para manter a saúde em dia.

Um dos principais motivos desta porcentagem está na falta de incentivo em relação às atividades físicas, algo que preocupa pais e responsáveis desde a infância. A atenção com os hábitos alimentares e físicos das crianças e adolescentes possuem um grande ponto de destaque entre a comunidade escolar, principalmente porque até meados de setembro de 2022, mais de 340 mil crianças de 5 a 10 anos de idade foram diagnosticadas com obesidade, de acordo com o relatório público do Sistema Nacional de Vigilância Alimentar e Nutricional.

“Durante muito tempo, as aulas de Educação Física eram baseadas em potencializar a predisposição física dos estudantes, buscando apenas elevar as habilidades nos esportes e separando em caixas entre ‘melhores’ e ‘piores’”, aponta Marizane Piergentille, diretora de educação das unidades do ABCDM e Litoral do Colégio Adventista. “Hoje em dia, a utilização do esporte como ferramenta educacional não só impulsiona o hábito de vida mais saudável, como também aprimora as capacidades socioemocionais, promove a inclusão e aumenta a cultura esportiva dentro da comunidade escolar”.

Todos os anos, o colégio participa do JEAPSe (Jogos Escolares da Associação Paulista Sudeste). As competições têm como objetivo incentivar a interação social e esportiva entre os estudantes e as unidades que pertencem a Associação. O campeonato abrange os alunos do 6º ao Ensino Médio, que participam de diferentes modalidades esportivas, sendo elas individuais e coletivas.

Os jogos são motivo de orgulho das unidades da rede, onde nascem destaques como Sarah Carmo, do ensino médio do Colégio Adventista de São Caetano, que recebeu medalha de ouro sul-americana em 2019 no campeonato de ginástica artística. Sarah busca ainda este ano o podium para o campeonato Brasileiro Panamericano na mesma modalidade.

“Acreditamos que o desempenho dos jovens atletas brasileiros em grandes competições, como a Rayssa Leal, por exemplo, deixa um grande recado sobre a importância do esporte como instrumento de transformação social, inclusão e motivação para crianças e jovens em todo o país”, afirma a diretora. “Por isso, buscamos sempre cultivar essa semente na vida dos estudantes para que eles tenham a oportunidade de encontrar no esporte um caminho para a vida”, finaliza.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Ler 335 vezes