Municipais: Diretoria da Educação de Bariri/SP lança projeto “Esporte na Escola: juntos no combate à evasão escolar”

A Prefeitura de Bariri, por meio da Diretoria da Educação, deu início nesta semana ao projeto “Esporte na Escola: juntos no combate à evasão escolar”. Todas as escolas municipais de ensino fundamental oferecerão aulas extras de educação física no horário contrário ao que o aluno estuda. Para participar, o estudante deve ter baixo número de faltas e bom desempenho escolar.

O objetivo é reduzir a abstenção e a possível consequência da evasão escolar, de acordo com a diretora de Educação, Stefani Edvirgem da Silva Borges. “A causa principal da evasão escolar no Brasil é a falta de interesse dos alunos, sendo o fator responsável por 40% dos casos de evasão”, avalia a diretora.

“Contudo, na grande maioria das vezes, é a soma de diversos acontecimentos que levam ao desengajamento do aluno e acabam afetando a sua permanência na escola. Diante desse cenário, as escolas utilizam diversas estratégias para motivar o aluno a continuar seus estudos. O projeto ‘Esporte na Escola’ será mais um aliado das equipes gestoras e docentes ”, explica Stefani.

Outros objetivos que o projeto busca alcançar são incentivar a prática esportiva, promover o desenvolvimento físico-cognitivo dos educandos e preparar os alunos para a participação na Olimpíada Estudantil de Bariri (OEBA).

A ideia  de utilizar as aulas de educação física para motivar os alunos surgiu na EMEF Modesto Masson, com o nome de “Masson Olímpico". “Os excelentes resultados causaram a expansão do projeto para todo o município”, relata Stefani.

Os alunos interessados em participar devem procurar a direção ou a coordenação das escolas para obterem mais informações.

Ler 312 vezes Última modificação em Sexta, 17 Março 2023 01:39