Utilidade: Com obras retomadas, Prefeitura de SP diz que pista de atletismo do Centro Olímpico será entregue nesse ano

Da assessoria da Prefeitura SP - Falta pouco para a reforma da pista de atletismo do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP) ser concluída. A previsão é que, antes do final de 2019, o espaço já esteja apto para receber os noventa atletas do COTP e para a prática da modalidade.

A pista será uma referência para o atletismo no Brasil. Além de estar dentro de um complexo que abriga dez modalidades de alto rendimento, o espaço receberá a certificação mais alta da Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF), a Classe 1. É possível contar nos dedos de uma só mão quantas pistas existem no país com esse grau de excelência – a do Centro Olímpico será a quinta. “Aqui poderão ser promovidos eventos internacionais, e uma coisa muito interessante é que, se baterem um recorde, esse resultado será reconhecido”, afirma Roberto Patini, diretor comercial da Resinsa, empresa especializada em construções esportivas e responsável pela reforma. Na quarta-feira, 24, o secretário municipal de Esportes e Lazer Carlos Bezerra Jr. vistoriou as obras que acontecem no complexo e pôde conversar com os responsáveis.

A largada da reforma foi dada no final de outubro do ano passado após assinatura da ordem de serviço, mas foi paralisada no mês seguinte. Após um longo tempo de espera, os trabalhos foram retomados na primeira semana de julho e estão a todo vapor. Agora, está em execução o asfaltamento da pista, uma das partes mais delicadas segundo Marcos Bassi, diretor responsável pelas obras. “Devemos concluir o asfalto em trinta dias, depois há um período de exsudação (fenômeno em que a água leva o cimento até a superfície) em que nós não podemos aplicar o piso sintético, senão ele pode soltar”, explica, informando ainda que o tempo deste processo varia de acordo com as condições climáticas, mas dura cerca de 20 dias.

O investimento total na reforma chegou aos R$ 3,8 milhões, verba destinada pelo Governo Federal. A gestão do prefeito Bruno Covas trata a entrega das obras como uma de suas prioridades. Carlos Bezerra Jr. destaca a importância da pista para a modalidade. “Isso tem um impacto direto para os atletas que já estão aqui, mas especialmente para as novas oportunidades que surgirão a partir da modernização desse espaço. Um ganho para o esporte em São Paulo e, especialmente, para a possibilidade do esporte funcionar cada vez mais como ferramenta de inclusão social”, reitera.

Ler 989 vezes Última modificação em Sábado, 17 Agosto 2019 18:49