Natal se despede da maior edição dos Jogos Escolares da Juventude

A maior edição dos Jogos Escolares da Juventude se despede de Natal neste domingo. Pela primeira vez, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) reuniu as duas faixas etárias (12 a 14 e 15 a 17 anos) em uma etapa nacional. A capital potiguar recebeu cerca de 5 mil atletas de 2.157 escolas públicas e privadas todos os estados do Brasil. Foram 14 modalidades disputadas - as últimas finais do judô, luta olímpica, handebol e basquete aconteceram neste domingo.Momentos que se tornarão inesquecíveis na vida dos futuros astros do esporte brasileiro, após passarem pela maior de todas as edições já realizadas pelo COB.

Segundo o COB, os números dos Jogos são grandiosos e podem ser comparados a uma edição de Jogos Pan-Americanos. Além dos atletas e gestores das delegações, participaram ainda 464 árbitros, 220 voluntários, sendo 90 militares das três Forças Armadas - Exército, Marinha e Aeronáutica -, técnicos e observadores de oito confederações esportivas. Uma delegação convidada do Japão, com 25 integrantes, também participou da competição, em um intercâmbio com as cidades que receberão o Time Brasil nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020.

A cada ano que passa, os Jogos Escolares estão mais robustos e contribuindo de maneira crescente para a formação desses jovens. Cada vez mais os Jogos se consolidam como um dos principais objetivos no calendário de competições dessa faixa etária. Passaram por Natal muitos atletas que já integram as seleções nacionais da categoria e que competem nos principais circuitos internacionais em diferentes modalidades - disse Kenji Saito, gerente-executivo de desenvolvimento esportivo do COB.

Em Natal, o COB e as Confederações Brasileiras Olímpicas mais uma vez montaram uma base de monitoramento com a participação de treinadores ou coordenadores das categorias de base, e até mesmo das seleções adultas, para a detecção de talentos para o esporte brasileiro. O objetivo do COB é avançar ainda mais e estabelecer um modelo sustentável para a detecção de talentos e desenvolvimento da base do esporte brasileiro.

Entre os 12 observadores que passaram pela capital do Rio Grande do Norte, alguns dos principais treinadores do esporte olímpico do Brasil, como Washington Nunes (treinador da seleção masculina adulta de handebol), Camila Ferezin (coordenadora de seleções da Confederação Brasileira de Ginástica), Ricardo Prado (medalhista olímpico de natação e coordenador geral da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos) e Ángel Torres (treinador chefe da Confederação Brasileira de Wrestling).

Outro elenco de nomes do esporte brasileiro marcou presença e dividiu as atenções dos participantes dos Jogos. Natal recebeu como embaixadores dos Jogos Daniele Hypolito (ginástica artística), Joanna Maranhão (natação), Ana Marcela Cunha (maratona aquática), Tiago Camilo e Duda Vaz (judô), Magnólia Figueiredo (atletismo) e Fabi Alvim (vôlei).

Fonte: GloboEsporte.com

Ler 837 vezes Última modificação em Quarta, 14 Agosto 2019 21:00