Delegação brasileira do Parapan-Americano contará apenas com uma coordenadora técnica mulher

Os jogos Parapan-Americanos ocorrerão na cidade de Lima, com aproximadamente 1.890 atletas de 33 países em 17 modalidades, entre elas: judô, natação, atletismo, rugby em cadeira de rodas e, pela primeira vez, o parataekwondo, parabadminton e tiro esportivo.

No último dia 16, o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) anunciou a delegação que fará parte dos jogos Parapan-Americanos a partir do dia 23 de Agosto de 2019.

No grupo, há uma servidora da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME) em destaque. Samara Rejane Seiler foi convocada como coordenadora técnica de rugby em cadeira de rodas, sendo a única mulher na delegação brasileira rumo aos jogos Parapan-Americanos ocupando essa função.

Ela, que atualmente trabalha no Departamento de Gestão das Políticas e Programas de Esportes e Lazer (DGPE), conta que, nos últimos jogos Parapan-Americanos, o Brasil ficou em 4º lugar, mas no ciclo atual o time está em 19º do ranking e hoje é o 9º do mundo. “A equipe viaja com chances reais de pódio e o objetivo de trazer a medalha de prata”, completa.

A delegação de rugby em cadeira de rodas viaja no sábado (17) e disputará o torneio entre os dias 23 e 27 de Agosto. Na primeira fase, o Brasil enfrentará Colômbia, Canadá, Estados Unidos, Argentina e Chile em turno único. Assim, as quatro equipes melhores colocadas avançam para as semifinais e os vencedores fazem a grande final.

O Brasil no Parapan-Americano

A delegação brasileira contará com 512 integrantes, sendo 337 competidores, entre os quais atletas-guias, calheiros (ajudantes), goleiros e pilotos, que não possuem deficiência.

Este número representa um acréscimo de 24% em relação ao time da última edição do Parapan, no Canadá, em Toronto 2015, quando viajaram 272 atletas. A cidade de São Paulo irá levar o maior número de atletas, com 101, seguida por Rio de Janeiro e Paraná, com 35 e 26 esportistas respectivamente.

FOTO: Samara Rejane Seiler

FONTE: www.prefeitura.sp.gov.br