Mundial ISF de Combate Games é aberto com festa brasileira na Hungria

Budapeste - Um verdadeiro show! Não há frase que melhor descreva as emoções da cerimônia que abriu oficialmente o Mundial Escolar de Combate Games, na Hungria. Com as arquibancadas de um dos ginásios onde as disputas ocorrem a partir de amanhã, lotadas, brasileiros, ucranianos, húngaros e vários outros atletas de diversas nacionalidades juntaram-se aos espanhóis e fizeram uma festa bonita de assistir com direito a tradicional ‘ola’ puxada pela delegação do Brasil que, para variar, era a mais animada.

A abertura iniciou com a apresentação musical de um grupo húngaro que ao som de suas ‘batucadas’ chamava a atenção dos estudantes que os acompanham atentamente. Com as apresentações, a atmosfera foi tomando forma e o que se passou ver foram muitos sorrisos em uma noite de alegria e muita descontração.

Como de praxe, durante a abertura uma jovem estudante húngara fez o juramento dos atletas que, em coro, repetiam o que ela declamava. Em seguida foi a vez da arbitragem que representada por um dos árbitros que participam do evento, também jurou não só fazer as regras serem cumpridas, como também semear o respeito entre os competidores.

Mas o ponto alto da abertura foi a entrada da atleta amazonense Rosa Monalisa da Silva, do wrestling, que teve a missão de desfilar com a bandeira do Brasil representando não só a delegação brasileira, como também o Desporto Escolar Nacional.

Moradora de uma cidade do Estado do Amazonas ao Norte do Brasil, o deslocamento para os ribeirinhos que vivem lá, até Manaus, dura, em média, cinco dias de barco. Emocionada a estudante resumiu a sua participação com um sorriso aliviado por ter conseguido conter o nervosismo. “Parece que estou sonhando. Esse é um dos dias mais felizes da minha vida! E o dedico a minha família e todas as pessoas que acreditaram em mim, fazendo com que eu chegasse até aqui”, disse.

Declarado aberto pelo presidente da Federação Húngara do Desporto Escolar, Gábor Balogh, as lutas do Mundial ISF de Combate Games começam nesta terça (18), com vários confrontos ao longo do dia.

Pela manhã você acompanha as emoções do Karatê e da Luta Olímpica, simultaneamente, ao vivo, pela fanpage oficial da CBDE no Facebook. Já na parte da tarde será a vez do taekwondo e as finais do wrestling. O judô estreia apenas na quarta (19), seguindo o chaveamento da competição.

Programação Geral

18/06 - Competições: (Karatê, Taekwondo, Wrestling); Treino (Judô) e o Jantar de Gala.

19/06 - Competições: (Judô, Karatê, Taekwondo, Wrestling); Noite das Nações.

20/06 – Dia cultural e cerimônia de encerramento.

21/06 – Partida das delegações.

Jesus Filho
Assessoria de Comunicação da Confederação Brasileira do Desporto Escolar